terça-feira, 3 de maio de 2011

0

DEFININDO LOUVOR E ADORAÇÃO






Temos muitas vezes o hábito de chamar o ministério de música como " Ministério de Louvor e Adoração". Na verdade, colocamos juntos essas duas palavras como que sendo um nome e um sobrenome. Mas raramente paramos para pensar nas diferenças entre essas duas expressões. Precisamos entender na visão bíblica o verdadeiro significado de LOUVOR e ADORAÇÃO, para que possamos exercer de forma aceitável ao Senhor. Louvar: No sentido literal da palavra significa "barulho",elogiar, exaltar, enaltecer, glorificar, aprovar aplaudir, bendizer. No Hebraico " halal", pode ser encontrado 160 vezes no Antigo Testamento, é a origem da palavra "hallellujah"(ALELUIA), que pode ser traduzido por " Louvado seja Yah" (Yah como abreviação de Yaweh- "aquele que faz as coisas serem")

O Louvor está relacionado à sua demonstração de gratidão a Deus, por tudo ao que ele tem feito . Através de "barulhos", sons, música, danças, com todo nosso corpo exaltando aquele que é Digno de Louvor. Na palavra de Deus em Edras 3:10-11 encontramos um exemplo claro sobre como devemos louvar ao Senhor, diz assim: "Quando os construtores lançaram os alicerces do templo do SENHOR, os sacerdotes, com suas vestes e suas trombetas, e os levitas, filhos de Asafe, com címbalos, tomaram seus lugares para louvar o SENHOR"
Adorar: No sentido literal da palavra significa "prostrar-se", reverenciar, venerar, amar extremosamente, idolatrar, cultuar, curva-se, cair o rosto em terra, render-se. No grego a palavra é "proskuneo" - pros( na direção de) + kuneo (beijar), ou seja , a adoração é a forma comum de se chegar perto de Deus.
A adoração é a forma de demonstrarmos"quem Deus é" na nossa vida, qual a posição que ele ocupa no seu coração, na sua mente. Prostar-se diante do Senhor de tudo que existe, no céu, na terra, ou debaixo da terra.
Em Genêsis 22:5 vemos Abraão indo adorar a Deus, ele realmente sabia o real significado da palavra adoração.
Agora vamos comparar e descobrir, diferenças entre as duas expressões:
LOUVOR: É Motivado na alma por um impulso de receber do Senhor
ADORAÇÃO: É Motivado no espírito por um impulso de dar ao Senhor.
LOUVOR: Pode ser comunitário (envolver mais pessoas)
ADORAÇÃO: É individual ( Tem haver com intimidade entre você e Deus)
LOUVOR: Brota das emoções
ADORAÇÃO: Brota da devoção
LOUVOR: Pelos feitos de Deus ( Gratidão, ações de graça)
ADORAÇÃO: Pelo que Deus é ( Qual é a importância que ele têm na sua vida)
LOUVOR: Pelos presentes de Deus
ADORAÇÃO: Pela presença de Deus
LOUVOR: É uma expressão de vida
ADORAÇÃO: É um estilo de vida
LOUVOR: É circunstancial
ADORAÇÃO: É incondicional
LOUVOR: Aprecia os feitos de Deus
ADORAÇÃO: Vive para Deus
LOUVOR: Pode ser distante
ADORAÇÃO: Só ocorre na presença
LOUVOR: É mais exuberante, enérgico, movimentado, barulhento, com mais palavras
ADORAÇÃO: É mais sóbrio, com menos movimentos, menos palavras, inclinando-se a cânticos espirituais e silêncio.
Não devemos nos equivocar, dizendo que é mais espiritual adorar, pois o que aprendemos é que ambos se complementam. Assim, devemos ter a liberdade de louvar com expressões espontâneas, enérgicas ao mesmo tempo de adorar com cânticos mais contemplativos.
Na verdade, a Bíblia nos indica que existem várias expressões de louvor e de adoração, tais como através da oração, cânticos, confissão, ofertório, artes em geral, pregação, ceia, batismo e do próprio exercício do ministério.
Não importa o exterior, sejam palmas, mãos levantadas, prostrando-se ou com danças. Deus olha o coração, pois diz que um coração contrito não desprezará.
Pensa e reflita, como tem sido seu LOUVOR diante de Deus, e a sua ADORAÇÃO?



Nenhum comentário: